terça-feira, 6 de novembro de 2012

Confissões de um parto


Depois de contar contrações teste, de ficar neurótica com a bolsa da maternidade (Roupa RN ou P? quantas? Fralda P ou RN? Tem que levar cinta? absorvente? e o álcool 70?) que tem que andar conosco aonde quer que estejamos, a gente descobre que nosso parto normal não vai poder ser normal ¬¬. Meu bebê era GIG (Grande para Idade Gestacional) e, com apenas 37 semanas ele já estava com 3,700 kg. 
Eu já tinha tomado injeções para amadurecer o pulmão do meu bebê, pois estava tendo contrações desde os seis meses, logo, a médica informou que o objetivo de manter o Gu na barriga era engordar e como ele estava engordando 400g por semana ( o normal são 200) era preciso agendar uma cesária pra dois dias depois, pois estava com 38 semanas e a previsão era de que o bebê nascesse de 3,700 a 4,100 kg.
Somado ao peso do gigante, tinham outros fatores de risco que levaram a médica a agendar a cesária.

Bom, cabeça no lugar, estou conformada com a cesária e vamos nós. Pelo menos tive uma vantagem nisso tudo: pude fazer as unhas e o cabelo! Nada de esmalte na mão e no cabelo só a velha escova.

Eu juro que respeito, mas não consigo entender as mães que optam por uma cesária, ainda mais em se tratando de uma recuperação difícil como foi a minha. 

vamos ao drama;

Depois que enfiam uma sonda em você é a hora da tão temida anestesia. Não dói, não dá nervoso, na-da! É muito tranquila... depois que toma, você sente uma sensação quente nas pernas e logo logo não consegue mais se mexer. Nessa hr fui trollada pela equipe médica que pediu para que eu levantasse a perna. Respondi com uma sutil mexidinha de dedo pra gargalhada geral.
 Não sei se foi só comigo, mas tive queda de pressão em razão da anestesia, quase desmaiei e tive vômito. Fiquei com cara de morta viva até pouco antes dele nascer (IMAGINA AS FOTOS) , até que o anestesista fez o favor de aumentar a minha pressão.

Cortam mais de 6 camadas (SIM, SEIS CAMADAS) da sua barriga e depois de poucos minutos seu pequeno milagre começa a chorar, bom, no meu caso era um gigante milagre de 3,760kg! 
É lindo! Emocionante e você quer saber a nota do apgar (Fala sério! ele já nasce sendo avaliado), quer saber se foi tudo bem se tá tudo normal até que a obstetra delicadamente manda você CALAR A BOCA pra evitar gases... é só o início.

Uma parte engraçada foi durante a sutura... comecei a coçar mt o meu rosto até que o anestesista viu e disse que se tratava de um dos efeitos colaterais da morfina e que se eu quisesse tinha um antídoto para cortar, mas, em compensação, eu ficaria com dor. Ele não precisou se-quer terminar a palavra "dor" que eu já o interrompi toda serelepe com um  "não! Eu adoro me coçar!"        oi?

Bom, aí você chega no quarto com aquela sonda ridícula pendurada, em um estado deplorável, se comunicando com gestos. Isso é o de menos. Mt dor, primeira noite com o bebê, sem poder se levantar, sentar.. amamentando deitada. Ainda bem que meu namorado ficou comigo, pois nenhuma mulher na face da terra teria força pra ficar me virando de um lado pro outro. Jamanta, lembra?

No dia seguinte fui acordada as seis da madrugada para o meu banho. Ao ficar em pé parecia que todos os meus órgãos internos iriam cair. Sério. Eu fiquei com medo de colocar a cinta por causa dos pontos e só fui colocar no dia seguinte. QUE BURRA! 
A cinta é a morfina das costureiras, é a cereja do bolo, é o manjar dos Deuses! AMIGA, É A SUA SALVAÇÃO! Assim que eu coloquei a bendita, meus órgãos foram pro lugar e eu pude pisar com segurança.

Somado a isso, tive muita dor por bastante tempo e a barriga ainda está dormente. Ao pergunta pra obstetra ela me deu a excelente notícia de que ficará assim por uns anos.. UNS a-nos. OLHA MEU SORRISO.
Se não bastasse isso, na hora de tirar os pontos (é um nó de cada lado e o fio dentro de vc alinhavado) a médica puxou, puxou, não conseguiu tirar, deu um corte e LARGOU O FIO DENTRO DE MIM! Não, não é do tipo que o corpo absorve, antes q vc me chame de dramática!



Ah gente, juro. Acho que 12, 24 horas de dor em trabalho de parto (se chegar a isso td) é melhor do que a recuperação de uma cesária. Não indico pra ninguém!!!!

Dois meses depois ainda não sinto abaixo do umbigo e ainda tenho uma porcaria de um fio dentro de mim.. se não fosse pelo maior presente da minha vida, eu juro que estava xingando até agora. 

6 comentários:

  1. Ingrid, muito bons seus textos. Irei acompanhar sempre. Não deixa de escrever, tá?! Tô torcendo pra eu poder ter normal, mas só vou sber na hora. Aí o meu medo é que como é pelo SUS eles forcem um normal sem poder. Mas o medo sempre nos acompanha depois que viramos mães, né?! Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. adorei!!!! to rindo ate agora!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ingrid achei muito engraçado os posts, embora eu não concorde muito com o da gravidez! A minha gravidez foi linda, perfeita, e eu já sentia falta da minha barriga quando minha filha completou 1 mês!!! kkkk sempre falo para o meu marido que quero engravidar de novo, não já que ela está com apenas 3 meses, mas ano que vem quem sabe... agora do parto o meu também foi bem hilário mesmo eu ter conseguido fazer o parto normal que eu tanto desejava! Tem um relato lá no meu blog depois se você quiser ver!!! Estarei acompanhando o seu!! Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  4. Este é o primeiro post que li seu, muito bom! Também tenho um blog, mas guardo só pra mim, não sinto que seja bom, então nem divulgo! Mas vamos lá ao que interessa...

    Muito boa a forma comica de como vc descreveu seu parto... o meu parto tb foi cesário, mas não senti dor nenhuma, foi tranquilo. Em casa, qdo meu bebê chorava, eu sempre era a primeira a chegar no berço. Até esquecia que estava operada. Cada corpo responde de um jeito, né?

    Meu pequeno está com 7 meses e 2 semanas, chama-se Miguel.

    Acompanharei seu blog e, mais uma vez, parabéns pelo texto!

    Até breve

    ResponderExcluir
  5. olá ingride seu blog é be, novo mais mesmo com apenas 2 textos eu adorei ele e por isso decidi te convidar para participar de uma brincadeira entre blogs assim vc divulga o meu e eu o seu e assim por diante bom eu vou deixar o link do blog pra vc ver bjsss ;*
    http://larissanicole123.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Calma que ele exagerou quando disse que ficaria dormente por anos...lá pelos seis meses acho que passa com vc, como passou comigo.E tinha uma vantagem, na minha opinião: doía menos na hora de depilar
    :)

    ResponderExcluir